Sonic The Hedgedog ou apenas Sonic é o principal personagem de um dos games mais famosos da atualidade e o principal símbolo da SEGA. A história do Sonic se inicia no momento em que a empresa japonesa decide criar um mascote para concorrer com o bem-sucedido Mario, da rival Nintendo. De fato, a SEGA já tinha Alex Kidd, porém o mesmo não era tão carismático como o personagem da concorrente. Em 1990, a empresa realizou um concurso interno para criar o novo mascote e várias sugestões foram apresentadas (a maioria delas envolvia cachorros e coelhos). Os finalistas da competição foram um tamanduá-bandeira e um ouriço, sendo este último o escolhido. A performance, as cores e as músicas do jogo o fizeram um sucesso de vendas. A linha de jogos do ouriço da SEGA é vasta: Sonic 1, 2 e 3, Sonic Adventure 1 e 2, Sonic the Fighters, Sonic Heroes, entre vários outros exemplos. Devido ao insucesso dos consoles Saturn e DreamCast, a SEGA se retirou do mercado de consoles, permanecendo exclusivamente no de jogos. Tal realidade permitiu que Sonic fosse produzido para outras plataformas, como Playstation 2, Xbox, GameCube e Nintendo DS. Sonic the Hedgedog é o oitavo jogo mais vendido da história dos games, com a incrível marca de 44 milhões de jogos vendidos.
O jogo é um mascote de kart, semelhante a outros jogos do gênero como Mario Kart, Konami Krazy Racers e Crash Team Racing. Os jogadores podem optar por correr como um dos 20 personagens de várias franquias da Sega, como Sonic the Hedgehog, Crazy Taxie Fantasy Zone. Os personagens correm por vários circuitos de corrida temáticos em diferentes franquias da Sega e coletam power-ups para aumentar sua velocidade ou dificultar seus oponentes. Os itens têm um efeito pedra-papel-tesoura, no qual certos itens podem ser usados para se defender contra outros. Além disso, em ocasiões em que os jogadores recebem três de um item, eles podem optar por ativá-los/ativá-los ao mesmo tempo. Um impulso adicional pode ser obtido executando com sucesso derivas (com derivas mais longas ganhando mais impulso), ou realizando truques enquanto estiver no ar. Como o jogo anterior da Sega de Sumô, Sega Superstars Tennis, cada personagem tem uma habilidade especial (chamada de "All-Star Move") única para eles que eles podem usar a seu favor (como Sonic se transformando em Super Sonic e AiAi montando em sua bola de macaco), que eles podem obter se eles estão correndo atrás na corrida. Quanto tempo cada movimento all-star dura depende da posição atual do personagem. Devido a problemas de latência da rede, o All-Star Moves não é possível em corridas online. Os veículos são separados em 3 categorias diferentes: carros, motos e hovercraft. Como o terreno nas pistas vai variar, os veículos podem ser assistidos ou dificultados pelas superfícies em que dirigem. Os carros variam em peso e velocidade, com alguns tendo um desempenho melhor em alguns terrenos do que outros. As bicicletas têm aceleração rápida e também podem realizar truques terrestres para um impulso extra, mas podem ser facilmente intimidadas por veículos mais pesados. Hovercraft não são afetados por nenhum terreno e são capazes de realizar vários truques após um salto, mas eles têm pior manuseio e têm baixa aceleração. Todos os veículos também têm seus próprios sons específicos do motor. Ao jogar através do jogo, os jogadores podem ganhar Sega Miles que podem ser gastos na loja do jogo para desbloquear conteúdo adicional, como personagens, faixas e músicas. O jogo conta com um total de 24 faixas baseadas em locais de Sonic Heroes, Super Monkey Ball: Banana Blitz, Billy Hatcher and the Giant Egg, Jet Set Radio Future, Samba de Amigoe The House of the Dead. Existem 4 modos single player; Grand Prix, Single Race, Missions and Time Trials, enquanto os modos para multiplayer de tela dividida, jogáveis com até 4 jogadores, incluem Free Race, Arena, King of the Hill, Collect the Emeralds e Capture the Chao. O jogo também tem opções multiplayer personalizáveis para até 8 jogadores online (4 jogadores na versão DS, sem suporte online para versão para PC).
Sonic the Hedgehog 3 é um jogo de vídeo game desenvolvido pela Sega e publicado pela Sega para o Mega Drive como parte da série Sonic the Hedgehog. Foi lançado em 02 de fevereiro de 1994. O jogo é uma sequencia direta de Sonic the Hedgehog 2: nele, a estação espacial de Dr. Eggman, a Death Egg, cai nas terras de Angel Island, uma ilha flutuante, e Sonic e Tails devem segui-lo lá. Lá, o duo deve mais uma vez recuperar as Esmeraldas do Caos para parar o re-lançamento da Death Egg, e ao mesmo tempo, enfrentando o guardião da Master Emerald, Knuckles the Echidna. O desenvolvimento do jogo começou logo após o lançamento de seu predecessor, em 1992; ele foi originalmente destinado a ser um jogo isométrico, semelhante ao que viria a ser o Sonic 3D Blast. No entanto, este conceito foi abandonado mais tarde durante o desenvolvimento pois a equipe não queria mudar a fórmula dos jogos de Sonic radicalmente para uma sequência. O jogo está intimamente ligada à sua sequencia direta Sonic & Knuckles, já que os dois títulos foram originalmente desenvolvidos como um único jogo. Devido a limitações de tempo e os custos de cartuchos, a Sega obrigou-os a serem divididos em duas partes interligadas. Alguns re-lançamentos já incluem os dois juntos como Sonic 3 & Knuckles.
Enquanto os primeiros jogos da série Sonic the Hedgehog para Game Gear eram apenas versões dos jogos do Sega Master System, e faltavam alguns dos elementos encontrados nos jogos do Mega Drive, este jogo exclusivo para Game Gear é muito maior em tamanho em relação aos seus antecessores. A jogabilidade foi tão trabalhada, que ela foi mantida nos próximos jogos Sonic para Genesis. Este é o primeiro jogo Sonic em que o jogador não perde todos as suas argolas após se machucar. Nesse caso em específico, durante qualquer um dos atos das Zonas 1, 2 ou 6, ou qualquer primeiro ato de qualquer Zona, cada choque fará com que Sonic perca 30 argolas. No segundo ato das Zonas 3, 4 ou 5, 50 argolas serão perdidos. A escolha é dada ao jogador para escolher Sonic ou Tails. Sonic tem a habilidade para efetuar o Strike Dash/Super Peel Out, como em Sonic Chaos, que dá à Sonic um aumento de velocidade e invencibilidade temporária, mas deixando o personagem totalmente indefeso após o ato. E Tails tem a habilidade de voar, alcançando assim áreas secretas e inalcançáveis para Sonic, porém é um voo temporário, fazendo com que Tails se canse rapidamente. Os inimigos são Dr. Robotnik, Knuckles e o novo personagem Nack the Weasel, que aparece nas Special Stages (estágios especiais) para disputar a posse das Esmeraldas do Caos.
Sonic Adventure 2 é um jogo eletrônico da série Sonic the Hedgehog, desenvolvido pela Sega para o Dreamcast. Foi o último jogo da série Sonic the Hedgehog a ser lançado em um console da Sega. O jogo marcou a estreia do rival Shadow the Hedgehog e da espiã Rouge the Bat. As histórias são divididas em três estilos de jogabilidade: jogo de plataforma para Sonic e Shadow, shoot 'em up para Tails e Eggman e exploração para Knuckles e Rouge. O desenvolvimento começou logo após o lançamento americano de Sonic Adventure em 1999 e durou cerca de 18 meses. O jogo foi produzido em comemoração ao décimo aniversário da franquia Sonic e foi projetado para ser mais focado em ação do que os jogos anteriores. A equipe de desenvolvimento também implementou diversos personagens incluindo as criaturas Chao. Sua ambientação foram influenciada por locais norte-americanos como a cidade de São Francisco e o Parque Nacional de Yosemite. A Sega anunciou o título em outubro de 1999 e exibiu-o na E3 2000. Foi lançado mundialmente em 23 de junho de 2001. Sonic Adventure 2 recebeu críticas positivas por sua variedade de jogabilidade, visuais e pelo áudio, algumas criticas negativas foram direcionas a câmera, dublagem dos personagens e ao enredo. Um port aprimorado para o GameCube, Sonic Adventure 2: Battle, foi lançado mundialmente em 2002 que contava com texturas melhoradas e um modo multiplayer. As versões de Dreamcast e o GameCube venderam mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo. Sonic Adventure 2 também foi lançado como mídia digital para PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows em 2012.
O jogo foi lançado em duas plataformas da Nintendo: o Wii e o Nintendo DS. No Wii, o jogo tem o mesmo estilo de Sonic Unleashed; no DS, como o de Sonic Rush, mas diferente em alguns aspectos, sendo voltado menos para a velocidade e focando em plataforma e puzzles. Sonic é equipado com uma nova habilidade (Double Jump) um pulo duplo que garante maior dinâmica durante as fases "2D". Sonic encontra os Wisps e de cada um deles ganha um poder diferente, como correr mais rapidamente (laser), virar uma broca e perfurar o chão (drill), se tornar um bola de espinhos (spike), virar um cubo(cube) e até mesmo um foguete (rocket). Tanto a versão de Wii como a de DS possuem Wisps exclusivos. As fases são planetas capturados e modificados pelo parque de diversões de Eggman, sendo que cada planeta, no Wii, é dividido em 7 atos, sendo 6 fases e um chefe; no DS, a divisão é em 4 atos, sendo 3 fases e um chefe. Ao final de cada ato, Sonic chega a uma cápsula onde estão aprisionados vários Wisps, destruindo a cápsula e libertando os alienígenas para ir ao ato seguinte até chegar ao chefe.
Em Sonic & Knuckles não há a presença de Tails. Compensando a falta entra o até então o vilão, Knuckles. Ainda assim é possível jogar com a raposa, pela tecnologia Lock-on, que será tratada mais adiante. Essencialmente, são dois jogos diferentes, dependendo do personagem escolhido. Os caminhos de Knuckles são diferentes dos de Sonic, sendo que um não pode acessar ao caminho do outro sem truques ou cheatcodes. As habilidades também mudam entre Sonic e Knuckles. Assim como Tails, que possui habilidade de voo, Knuckles pode planar [voar paralelo ao chão, porém caindo um pouco] e escalar paredes. Knuckles possui velocidade semelhante a de Sonic, mas seu salto é mais baixo, o que dificulta em algumas partes. A jogabilidade de Sonic se mantém como em Sonic 3. A forma super, assim como nos jogos anteriores, está presente neste e é obtida ao conseguir as sete esmeraldas. Um fato que chamou a atenção foi a presença de um Super Knuckles neste jogo.
A história dos dois jogos é idêntica. Alguns anos após Sonic e Knuckles terem derrotado Eggman na Death Egg, a cidade de Station Square é ameaçada por uma besta, o Chaos, que se alimenta das esmeraldas do caos, e cada uma o torna maior e mais perigoso. O Dr. Eggman, sabendo disso, vai em busca das 7 esmeraldas para destruir, com a ajuda de Chaos, a Station Square e construir em suas ruinas, a Robotnikland ou Eggmaland , como nos OVA's e animes do Sonic. Cabe aos heróis do jogo, que são as personagens jogáveis, conseguir as esmeraldas antes do cientista do mal. O jogo é formado por seis personagens, cada uma com a sua história, mas que se entrelaçam entre si. São eles: Sonic the Hedgehog, Tails, Knuckles, Amy Rose, Big the Cat e E-102 Gamma. No início só é possível jogar com o Sonic, mas à medida que o jogo vai avançando, os outros personagens aparecem na história, e torna-se possível jogar com eles. Cada um dos personagens tem uma missão e um final diferente. O Sonic e o Tails, tentam conseguir as esmeraldas do Caos, procurando-as pela Station Square e a Mystic Ruins, que é a zona de floresta do jogo. Knuckles tenta recuperar os vários pedaços em que a Master Emerald se partiu, por causa de Chaos, fazendo a ilha flutuante (Angel Island) cair no oceano. Amy tenta fugir de um robô de Eggman, o ZERO (aka. E-100 Alpha); e ajudar um passarinho, que se tornou seu amigo, a encontrar sua família. Big é um gato que gosta de pescar, e tenta encontrar seu amigo Froggy, um sapo. Finalmente, o E-102 é um robô do Eggman, que se torna bom e tem como missão "libertar" seus robôs irmãos. E-102 Gamma era da família do passarinho que a Amy estava ajudando. Este último passarinho e o Froggy, são importantes no jogo pois ambos engoliram uma esmeralda do caos. Depois de terminar o jogo com os seis personagens, pode-se jogar com o Super Sonic.
Sonic the Hedgehog CD , Abreviado para o Sonic CD Em relançamentos, é um jogo de plataforma na Sonic the Hedgehog série, desenvolvido e publicado pela Sega. Foi a primeira aparição oficial de ambos Metal Sonic e Amy Rose. Foi lançado para o Sega Mega-CD no Japão em 23 de Setembro de 1993, na Europa, em outubro de 1993, e para o Sega CD na América do Norte em 19 de novembro de 1993. O jogo foi portado para PC CD-ROM, em 1996. O jogo foi re-lançado para Xbox Live Arcade e dispositivos iPod na Sega em 14 de dezembro de 2011, e para a PlayStation Network em 20 de dezembro de 2011. A versão a vapor foi lançado 19 de janeiro de 2012. Todas as versões para download apresentam Miles "Tails" Prower como um personagem destravável. Depois dos eventos de Sonic the Hedgehog, robotnik encontra um planetoide chamado little planet, que é colonizado por ele. lá ele cria a nova geração de badniks, usando flores robotizadas ao invés de animais. sonic então descobre os novos planos do inventor. Robotnick então cria metal sonic para emcontrar as times stones (pedras capazes de controlar o tempo que tinha descoberto em suas pesquizas), espalhadas pelo planeta, e infiltrar o robotizador no passado. metal sonic faz isso, mas acaba com que espalhando as pedras pelo planeta. sonic tem que recuperar as times stones e destruir os robotizadores que foram lançados ao passado antes que uma reviravolta temporal aconteça.
Sonic the Hedgehog é um jogo eletrônico de plataforma produzido pela Sonic Team e publicado pela Sega para o Sega Genesis/Mega Drive. Foi lançado originalmente na América do Norte em junho de 1991 e na região PAL no mês seguinte. O jogo segue a história do ouriço antropomórfico chamado Sonic em sua missão de derrotar o Doutor Eggman, um cientista que aprisionou animais em robôs e roubou as mágicas Esmeraldas do Caos. A jogabilidade de Sonic the Hedgehog envolve coletar anéis como forma de ganhar vidas e um esquema de controle simples, com saltos e ataques controlados por um único botão. O desenvolvimento começou em 1990, quando a Sega ordenou a sua equipe de produção AM8 a criação de um jogo com uma mascote para a empresa. Depois de considerarem várias sugestões, eles escolheram um ouriço azul com espinhos ao longo de sua cabeça e espinha e se renomearam "Sonic Team" para combinar com a personagem. Sonic the Hedgehog, projetado para ter uma jogabilidade rápida, foi influenciado pelos jogos da série Super Mario, criada por Shigeru Miyamoto. O jogo usa uma técnica inovadora que permite ao sprite de Sonic rolar ao longo de um cenário curvo, originada numa demonstração criada pelo programador Yuji Naka. A música foi composta por Masato Nakamura da banda de J-pop Dreams Come True.
Sonic the Hedgehog 2 é um jogo eletrônico de plataforma desenvolvido pela Sega Technical Institute e publicado pela Sega para o Mega Drive. É o segundo jogo da série Sonic the Hedgehog, e introduziu o amigo do protagonista, Miles "Tails" Prower, controlável por um segundo jogador. Na história, Sonic e Tails devem parar o antagonista da série, o Dr. Eggman, de roubar as Esmeraldas do Caos para alimentar sua estação espacial, o Death Egg. O desenvolvimento começou em novembro de 1991. Sua equipe foi composta por japoneses e americanos, diferentemente do primeiro jogo da franquia, que foi produzida apenas por japoneses. O jogo foi dirigido por Masaharu Yoshii e produzido por Shinobu Toyoda. O design do jogo foi liderado por Hirokazu Yasuhara e a música foi composta por Masato Nakamura.